Foi a 21 de Janeiro de 2023. Reunimo-nos todos, excepto o Carlos Vasconcelos, ausente noutras geografias, para celebrar o 1.º aniversário da Associação Casa Jaime Rocha e fazer o primeiro encontro para leitura de poesia.
Ditou o acaso que a primeira leitura fosse a de Inverno, e para esta convidámos dois poetas nossos amigos, artífices da palavra feita porta onde caibamos e de um mar em pele de galinha até perder de vista: Margarida Ferra e José Luís Costa. Eles trouxeram-nos poemas dos helénicos Yannis Ritsos (traduzido por José Luís Costa, o próprio, e Rui Miguel Ribeiro) e Giórgos Seféris (traduzido por Manuel Resende), do persa Farid al-Din Attar (traduzido por Coleman Barks), da polaca Wisława Szymborska (traduzida por Regina Przybycien), de John Keats (traduzido por Ricardo Marques), das portuguesas Margarida Ferra (a própria) e Tatiana Faia.
Juntámos a nossa voz à deles com leituras de poemas de Maria Gabriela Llansol, Jaime Rocha, Paulo Campos dos Reis e Ruy Belo. Fechámos a janela poética com uma leitura cantada, pela Julieta e por nós em coro, de uma cantiga de José Barata-Moura.
Soprámos as velas, comemos, bebemos, rimos, conversámos, brincámos; sempre vigiados pelo olhar atento do Slimmy, a querer saber o que deveria revelar aos elfos e às fadas naquela noite.
No encontro da Primavera poderemos apreciar o livro que reunirá os poemas lidos em Janeiro.
Eis a prova fotográfica do encontro:




























